quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Salve Galera!

Vamos conversar um pouquinho sobre a tecnologia, mais precisamente de Hardware. A estufa será inteiramente controlada e monitorada por Sensores, válvulas, motores entre outros. Isso tudo sendo controlado por dois Arduinos.

Mas, o que é um Arduino? Bom, vamos lá. O Arduino é um hardware livre que teve a sua origem do Wiring. Seu primeiro lançamento foi em 2005 e hoje é utilizado para fins diversos como automatização de janelas ou medidores de ambiente (temperatura, umidade, luminosidade entre outros). O Arduino custa em média $25,00 – $50,00 (no Brasil podendo ser encontrado a partir de R$ 99,00), por ser um hardware livre, você pode comprar seus componentes separadamente e com algum conhecimento em eletrônica, montá-lo.

Abaixo mostrarei os Arduinos que pretendemos utilizar no projeto:

Arduino  UNO - R3:


Características:
·        Micro controladora ATmega328
·        Voltage de Entrada - 7-12V
·        14 Pinos de Entrada Digital I/O (6 com saída PWM)
·        6 Entradas analógicas
·        32k Memória Flash
·        16Mhz de Velocidade de Clock

Utilizaremos um Arduino UNO para receber as informações dos sensores e enviá-las através de pacotes via uma conexão rede normal.

Arduino Mega 2560 - R3:



Características:
·        Micro controlador ATmega2560
·        Voltage de Entrada - 7-12V
·        54 Pinos de Entrada Digital I/O (14 com saída PWM)
·        16 Entradas Analógica
·        256k Memória Flash
·        16Mhz Velocidade de Clock

Com o Arduino Mega, controlaremos toda a parte de lâmpadas, eletro válvulas e ventiladores de exaustão. Como esse Arduino é mais robusto, poderemos trabalhar mais informação com ele.
Sendo assim, esperamos não ter problemas de delay e ficará mais organizado caso no futuro alguém queira expandir o projeto. Na próxima postagem, falarei um pouco mais sobre os sensores que serão utilizados no projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário